O Conselho Metropolitano de Formiga, via departamento jurídico, alerta todas Obras Unidas e Conselhos Centrais vinculados sobre a tentativa de golpe que algumas Entidades Filantrópicas têm sofrido.
Golpistas têm ligado e enviado e-mails cobrando supostas dívidas em nome de “Brasil Telecom”, “Telemar” e referente ao Cebas (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social). Em alguns casos, também, passam-se por membros do poder judiciário do Distrito Federal e informam que a ILPI tem alguma das pendências financeiras relacionadas anteriormente.
Reforça-se que o contato tem acontecido via telefone e e-mail. Algumas já recebem até o boleto para pagamento da suposta dívida.
Nesses casos, geralmente ameaçam que o não pagamento da dívida pode levar ao cancelamento do Cebas e/ou inscrição em dívida ativa.
Tais cobranças e ameaças não procedem! Sem esmiuçar muito o assunto, a Receita Federal atualmente é quem tem atribuição sobre débitos referente ao Cebas e, por sua vez, a “Brasil Telecon” foi extinta em 2009 e não tem nenhuma relação com o processo de certificação de entidades.
Desta forma, orienta-se que ao receber qualquer tipo de cobrança desconhecida, seja ela recebida por telefone, e-mail ou notificação via correios, que o representando da Obra Unida NÃO efetue o pagamento e entre em contato imediatamente com o Conselho Central para que esse comunique de imediato a situação a este Conselho Metropolitano, que analisará o caso e orientará como se deverá proceder.