NÃO SE CONFUNDA. Existem duas coletas especiais na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP): a Contribuição da Solidariedade e a Coleta de Ozanam. A primeira é realizada no primeiro trimestre do ano e a segunda começa a partir de domingo (3), no primeiro dia da semana que inclui o 9 de setembro, quando se celebra a memória do bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam, principal fundador da entidade.
A Coleta de Ozanam está prevista na Regra (artigo 69) e existe desde 1965. É uma doação pessoal feita por cada confrade e consócia do Brasil. O valor arrecadado pelas Conferências é enviado pelo Conselho Particular ao Conselho Nacional do Brasil, que o destina ao Conselho Geral Internacional (CGI) para a manutenção dos trabalhos dele, como para socorro a vítimas de catástrofes naturais ou outras situações de vulnerabilidade.
Do valor obtido com a Coleta de Ozanam não se extrai a décima.
O Conselho Metropolitano de Formiga pede que os vicentinos da área sejam generosos com esta campanha, na certeza de que Deus recompensa com abundância as pessoas solidárias.