Confrade compõe músicas da SSVP e sonha em se apresentar na Romaria

Nas últimas semanas, tem circulado nos grupos de WhatsApp a gravação de uma belíssima música chamada ‘Família Vicentina’. A canção evoca a alegria do serviço vicentino, a ação social desenvolvida e o desejo de que a canonização de Antonio Frederico Ozanam (principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo-SSVP) ocorra em breve.

 

Para ouvir a música, CLIQUE AQUI!

 

Uma letra tão tocante, escrita com propriedade, e com versos leves e que exprimem tão bem o trabalho vicentino, só poderia ter sido escrita por alguém que conhece muito bem o trabalho da SSVP. E, realmente, foi. O compositor é o confrade Elmis Santos, de 55 anos, das áreas do Conselho Central de Passos e Metropolitano de Formiga.

 

Elmis frequenta hoje a Conferência Santa Rita, em Passos, mas começou a participar da Sociedade de São Vicente de Paulo no Norte de Minas, onde morava com a família, e ia às reuniões da SSVP acompanhar o pai quando ainda era criança.

 

O confrade é formado em Nutrição e, há 20 anos, teve um desejo contundente de escrever poesias. Começou sem nenhuma pretensão a versar sobre o cotidiano e o trabalho vicentino, que tanta ama. Em 2005 surgiu a oportunidade de participar do Ejuvenavi, tradicional encontro de jovens da Região I. Durante o evento aconteceu um festival de talentos. Elmis, então, teve a inspiração de escrever a letra ‘Família Vicentina’ e se apresentar. De tão boa a composição, ele ficou em primeiro lugar.

 

Na época, houve uma boa divulgação, mas com o passar dos anos, a música caiu no esquecimento e o confrade acabou perdendo a gravação. Recentemente, ao se encontrar com o amigo que era dono do estúdio que gravou a composição, ele conseguiu recuperar o áudioo, que tem circulado nas redes sociais.

 

SONHO

 

Além de Família Vicentina, confrade Elmis já tem outras seis músicas vicentinas escritas e está trabalhando na composição de uma canção em homenagem à Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. “O meu maior sonho é ir a Aparecida, e ter a chance de me apresentar no maior evento da SSVP do mundo. E não é por uma questão de vaidade; o meu objetivo é contribuir no processo de divulgação de nossa instituição por meio da minha música. O meu desejo é sempre apresentar a SSVP, em especial, à juventude”.

 

A música é interpretada por Laís Bras.