Ontem, segunda-feira (19), era dia de reunião da Conferência Virgem Maria, na sala de reuniões Irmã Rosalie Rendu, no centro da cidade de Cambé (PR). A reunião não aconteceu. Em vez de discussões sobre como melhorar as vidas dos Pobres, o sentimento era de luto. Dois membros dela foram vítimas de um atirador, que invadiu o Colégio Estadual Helena Colody e atirou contra estudantes.
O ataque resultou na morte do confrade Luan Augusto (16) e da consócia Karoline Verri Alves (17). Ambos eram vicentinos proclamados e extremamente atuantes na Sociedade de São Vicente de Paulo, principalmente em atividades da juventude. Luan era primeiro secretário da Conferência; e Karoline, a segunda tesoureira.
O pai de Karoline, Dilson Antônio Alves, em entrevista ao G1, descreveu a filha. “Minha filha é uma menina de ouro, uma menina que não merecia o que aconteceu. Ela morreu inocente e eu quero que essa morte dela seja uma comoção geral mesmo. A morte dela vai salvar vidas".
Informação constatada pelo confrade José Tiago de Oliveira Campanerut, membro da Conferência São Pedro, presidente do Conselho Particular de Cambé – Unidade Vicentina à qual a Conferência Virgem Maria pertencia – e amigo do casal. “Na semana passada, eu estive com ela. Karoline trabalhava em uma loja de artigos religiosos, fui lá para comprar livros e ela me atendeu com um sorriso lindo e contagiante. Ela sorria sempre. Era uma menina muito feliz; uma menina cristã”.
Karoline estava sempre ao lado do namorado Luan. Além da SSVP, o casal participava do grupo católico Ilumin Ácidos.
Em depoimento à Polícia, o atirador disse que não conhecia as vítimas.
COMOÇÃO
A morte dos vicentinos tem causado uma grande comoção na SSVP. Em nota, o Conselho Metropolitano de Formiga lamentou o ocorrido. “O Conselho Metropolitano de Formiga, consternado, lamenta a triste perda para a família, amigos e os Pobres, assistidos pela SSVP. Luan Augusto e Karoline Verri Alves, descansem em paz, ao lado de São Vicente, Ozanam e tantos santos e bem-aventurados da Família Vicentina. O Conselho Metropolitano de Formiga também presta solidariedade ao Conselho Metropolitano de Cambé, ao qual os jovens participavam”.
Na cidade de Cambé, os vicentinos têm rendido homenagens ao casal. Segundo o confrade José Tiago, hoje, às 15h, será rezado um terço pela SSVP no local do velório; também foi enviada coroa de flores. O sepultamento está previsto para as 17h. “Estamos todos arrasados e de corações partidos com esta tragédia. Vamos permanecer em oração pelas famílias envolvidas, e pedindo proteção aos nossos jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo”, conta o vicentino.