Um concurso de redação feito pelo Conselho Particular Santo Agostinho, na área do Conselho Central de Arcos (MG), incentivou com que membros da Conferência de Crianças e Adolescentes escrevessem sobre o tema ‘Respeito e Compromisso’.
Veja as três redações premiadas:
“Respeito e Compromisso”
Para mim o porquê de termos respeito e compromisso é que podem ser importantes em muitas situações, por exemplo: a pessoa que tem respeito ela sabe se colocar no lugar do outro e a pessoa que tem compromisso é uma pessoa que faz acontecer, que entende seus direitos e também dos seus deveres.
Essas duas qualidades que toda pessoa deve ter, nem sempre colocamos em prática. Quando nos colocamos a serviço do outro com respeito e compromisso, percebemos que a vida nos retribui sempre.
Mas, se não formos conscientes as portas se fecharão para muitas oportunidades e perderemos momentos que nos ajudarão a crescer como cidadãos de bem.
E na Sociedade São Vicente de Paulo, aprendemos a trabalhar em conjunto em prol das pessoas, exercitando assim, ambas as virtudes.
Autor: Ana Clara Nascimento Silva –Conf. Santa Luísa de Marillac
“Respeito e Compromisso”
Nós vicentinos sabemos que o nosso dever é ajudar aos mais necessitados, pois São Vicente de Paulo nos mostrou a importância desse ato através de seu exemplo. Devemos prestar ajuda aos nossos assistidos, respeitando suas condições financeiras, seu credo, seu jeito de ser e pensar e procurando agir com responsabilidade e sem preconceito para com eles. Devemos ter com nossos assistidos o mesmo respeito e carinho que temos com os membros de nossa família.
Ir ás reuniões semanalmente, participar efetivamente delas e visitar os assistidos quando solicitado é um compromisso de todo vicentino.
Para ser vicentino, basta “abrir o coração” para acolher o irmão carente de bens espirituais e materiais.
Venha então ser um vicentino você também. Pois ser vicentino é bom demais!!!
Autor: Lucas Camilo Germano –Conf. Santa Luísa de Marillac
Respeito e Compromisso
Duas palavras que andam juntas onde a ausência de uma, pode levar a “obra” à imperfeição.
Ajudar aos mais necessitados, não é uma simples ajuda, é uma obra que Jesus trouxe, praticou e repassou aos seus discípulos.
E porque denominar obra?No dicionário: é uma ação com espera de uma recompensa, algo feito por certa pessoa, uma atividade única; na Bíblia: são ações que Deus fez. Nós somos obras de Deus.
Ao ajudarmos uma pessoa, receberemos em troca, forças, gratidão, um sorriso ou abraço humilde, isso mudará nosso dia.
Quem ajuda é ajudado; quem presenteia é presenteado, quem respeita é respeitado, então seu compromisso não será em vão.
Não há maior prova de amor que dedicar sua vida ao próximo.
Autor: Luis Leal –Conf. Santa Luísa de Marillac