Ecafo do CM Formiga explica o novo tema de trabalho dos vicentinos

Nas reuniões, eventos e demais atividades vicentinas, uma das principais abordagens neste ano será centrada na temática ‘A promoção passa pelo escutar com caridade – assistidos e vicentinos contam suas histórias’. Este será o tema de trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil.

 

O tema resultou na publicação de um livro com relatos de vicentinos e assistidos sobre a importância da SSVP nas vidas deles. Inclusive, há uma história da área do Conselho Metropolitano de Formiga. Ela relata a vida de Leandro Pires, ex-assistido, que alcançou a promoção social com o apoio dos vicentinos. O livro está sendo comercializado neste link aqui: https://loja.ssvpbrasil.org.br/category/7bc1068e-935d-4472-8481-7852d4ab5d8b

 

Para explicar melhor o tema dos vicentinos em 2024, a equipe de jornalismo do CM Formiga entrevistou o confrade Elias Daniel, coordenador da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo), do Metropolitano:

 

O novo ano temático da SSVP é: "A promoção passa pelo escutar com caridade - assistidos e vicentinos contam suas histórias". Explique o que significa este ano temático

 Confrade Elias Daniel - Trata-se de uma sequência do livro temático de 2023: “A MÍSTICA DA VISITA AOS POBRES”, de autoria do confrade Carlos Henrique David (Kaique). Pela sua obra, os leitores puderam se beneficiar de muitas orientações de como proceder a visita aos assistidos. O Conselho Nacional, juntamente com os Metropolitanos, empenhou-se para que os Centrais e Particulares tomassem conhecimento dos textos, usados, inclusive, nas leituras espirituais das Conferências. Diante do aprendido com aqueles ensinamentos, o livro temático de 2024 mostrou alguns dos exemplos do belo trabalho vicentino por todas as partes do nosso imenso Brasil.

 

De que forma a Ecafo do CM Formiga vai trabalhar o novo tema?

Confrade Elias Daniel – A coordenação da Ecafo do CMF já está montando todo o trabalho de formação nos Centrais, sob orientação da Ecafo Nacional. Teremos os encontros itinerantes que abordaremos o assunto e, aproveitando o momento, já anunciando o Encontro Regional da Ecafo do CMF para o primeiro final de semana de junho, na Casa de Cursilho, em Formiga, onde o tema será lembrado a título de incentivo ao trabalho vicentino de todos os presentes.

 

Na prática, como ele deve impactar as vidas de vicentinos e toda a comunidade relacionada à SSVP?

Confrade Elias Daniel - Os confrades e consócias que cumprem com exatidão o seu trabalho vicentino, fundamentalmente no acolhimento e cuidado com os assistidos, vêm nesta obra que não estão sozinhos e que a SSVP possuí uma linda filosofia tão necessária aos nossos dias. Os assistidos também se sentem valorizados e conseguem enxergar o lado “anjo” dos vicentinos, nitidamente, acompanhada pela comunidade que, mesmo não fazendo parte de uma Conferência, reconhece este trabalho e faz o possível de ajudar sempre.

 

Aberta. Complete com a informação que julgar necessária.

Confrade Elias Daniel - O livro temático de 2024 está muito fácil de ler, com um linguajar bem tranquilo, para o uso nas leituras espirituais das Conferências. Certamente, muitas outras histórias poderiam compor a obra, mas como o tempo foi curto para consegui-las, resumimos nestas. Recomendo aos presidentes que façam um levantamento de quantos o seu Conselho precisa e corra atrás para conseguir. Ele é de uma riqueza imensa e mostra o quanto estamos trabalhando e alcançando os resultados esperados.