Padre Igor Valadão escreve artigo inédito para o site do CM

Eu Vim para Servir

Irmãos vicentinos, viemos para servir!  Em consonância com a Igreja, vivemos juntos mais um tempo quaresmal, que nos convida à penitência, ao jejum e à oração. 

Desde o ano de 1963, sempre no período da Quaresma, somos chamados pela Igreja a refletir um tema da Campanha da Fraternidade que nos leve a uma profunda conversão e ação pastoral no meio do povo.

Neste ano de 2015, iniciamos no dia 18 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) a Campanha da Fraternidade, quando estaremos com nosso olhar voltado para a Sociedade, no intuito de aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

A SSVP nos apresenta o serviço ao próximo como um dos pilares que sustentam nossa ação em meio aos Pobres e Necessitados. Servimos ao próprio Cristo quando servimos nossos irmãos.

Nossas atitudes devem estar centradas na pessoa de Jesus Cristo; por Ele, descobrimos o valor de servir ao próximo e, acima de tudo, a certeza de que esta ação servidora nos recorda o amor que salva e resgata o ser humano.

A CNBB nos propõe algumas pistas de ação para vivermos bem este tempo de penitência e reflexão:


01 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizantes.

03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

05 - Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo, de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

06 - Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos Pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa, na construção de uma sociedade justa e solidária.

Quaresma é tempo de olharmos para dentro de nós e enfrentarmos as grandes tentações que nos afligem e são frutos de nossas próprias escolhas. Vivamos com o coração aberto este tempo quando a Igreja nos convida à conversão.

Reze com seus irmãos vicentinos, reze com seus irmãos assistidos, reze com os idosos no abrigo, não importa o local, a circunstância. Prepare bem seu coração, para que ao final da Quaresma, o Cristo Ressuscitado resplandeça em nós.

Padre Ígor Valadão

Assessor Espiritual do CM de Formiga