Os vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Formiga estão tendo a chance de ficar perto fisicamente do principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), confrade Antonio Frederico Ozanam. A relíquia dele, que está em peregrinação pelo país desde 2018, chegou ao Conselho Metropolitano de Formiga, na última sexta (14), no Conselho Central de Piumhi.
A permanência será breve. Por este motivo, não percorrerá todos os Centrais. A programação será a seguinte:
14 a 18 de julho – Piumhi
19 a 23 de julho – Formiga
24 a 28 de julho – Arcos
29 de julho a 3 de agosto – Passos
4 de julho – ela vai para o Conselho Metropolitano de Diamantina
A diretoria do Conselho Metropolitano de Formiga espera que a passagem da relíquia seja um momento de muita espiritualidade. “O bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam nos inspira uma vida de fé e amor ao próximo”.
A relíquia
A relíquia consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o bem-aventurado usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana.
Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias. Uma delas foi doada ao CNB pelo confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral Internacional, em nome do Conselho Geral Internacional, por ocasião da posse do confrade Cristian Reis da Luz e sua Diretoria, em setembro de 2017.
A relíquia foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam. A estatueta é envolta a uma cúpula de vidro. O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração.