A relíquia de Antonio Frederico Ozanam estará na sede do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) de Arcos até o próximo sexta-feira, 28/07. O Conselho está localizado no mesmo quarteirão do Lar Pousada dos Berto, no bairro São Vicente.
A relíquia
A relíquia consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o bem-aventurado usava quando foi enterrado. O tecido era parte de um manto colocado para envolver o corpo, segundo um ritual típico dos franciscanos, porque Ozanam também participava da Ordem Terceira Franciscana.
Em 1929, quando houve a exumação do corpo, a família do principal fundador da SSVP autorizou que o Conselho Geral Internacional retirasse uma parte do linho para transformá-lo em pequenas relíquias.
A relíquia foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam. A estatueta é envolta a uma cúpula de vidro. O objeto constitui uma forma de manter sempre viva a memória do principal fundador e torna-se também um item de veneração.
A relíquia itinerante de Antonio Frederico Ozanam que se encontra em Arcos saiu da França em 2018 e sua peregrinação esteve suspensa durante a pandemia. A relíquia está em peregrinação no Brasil.
Na região Centro-Oeste de Minas Gerais
De 14 a 18 de julho, a relíquia esteve em Piumhi e, de 19 a 23 de julho, em Formiga.
Em Arcos, ela está na sede do Conselho Central da SSVP, desde o dia 24 e permanecerá até a sexta-feira, 28, seguindo para Passos no dia 29, onde ficará, até ir para o Conselho Metropolitano de Diamantina, no dia 04 de agosto.
Visitação
Os interessados em conhecer a relíquia do beato Antonio Frederico Ozanam poderão visitar a sede do Conselho da SSVP das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O Conselho Central em Arcos, onde também funciona o Núcleo de Atendimento Integrado da SSPV, está localizado próximo ao Lar Pousada dos Berto, no bairro São Vicente, mas o acesso é pela rua Francisco Procópio, nº 196.
Na quinta-feira (27/07), será rezado um Terço em homenagem ao Bem-aventurado ou Beato Frederico Ozanam, na sede do Conselho.
Vale lembrar que o Lar Pousada dos Berto é administrado pela Sociedade São Vicente de Paulo.
Antonio Frederico Ozanam
Segundo o site de notícias Vatican News, ele nasceu a 23 de abril de 1813, em Milão (Itália). Filho de Jean-Antoine e de Marie Ozanam, dedicados à assistência dos pobres e dos enfermos. Assim, Frederico foi criado dentro de um profundo sentimento de caridade que acompanha sua vida e suas ações.
O histórico diz também que ele era estudante brilhante e leitor insaciável, poliglota, filósofo e erudito.
Renato Lima de Oliveira, no site da Família Vicentina, conta que Antonio Frederico Ozanam foi um dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e fez parte de uma jovem geração católica intelectual, idealista e ativa, tanto social quanto politicamente. “Sua vida foi marcada pela fé e pela santidade, que recebeu do testemunho vibrante de seus pais, e que demonstrou, primeiro como estudante e, depois, como professor, por meio de seus escritos históricos e literários, em que sempre defendeu o cristianismo, a família, a vida, a dignidade da pessoa humana por meio do trabalho, a democracia e o cuidado com os mais humildes”.
Frederico Ozanam foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 1997 e seu processo de canonização se encontra adiantado.
Segundo informações da SSVP, o milagre que poderá reconhecer e validar canonização ou santificação do bem-aventurado Ozanam é o caso de um menino de Barbacena (MG). Enquanto ainda estava no ventre da mãe, foi diagnosticado com microcefalia. Diante dessa situação, a mãe orou, pedindo a intersecção do beato. Ao nascer, a criança veio ao mundo sem problema algum.
“O bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam nos inspira uma vida de fé e amor ao próximo. E que estes ensinamentos se propagem em nossa região” - afirma o confrade José Geraldo Maia Alonso (presidente do Conselho Metropolitano de Formiga - unidade que administra os trabalhos da SSVP na região).
Fonte: Jornal CCO. Acesse: https://www.jornalcco.com.br/reliquia-do-fundador-da-sociedade-sao-vicente-de-paulo-esta-em-arcos