Um ideal, o de transformar as vidas dos Pobres, uniu sete amigos na França e, em torno deste ideal, milhares de seguidores estão há cento e noventa anos lutando por justiça social. Esta é a história da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), que completou ontem (23) quase dois séculos de existência. Também nesse domingo foram celebrados os 210 anos do confrade Antonio Frederico Ozanam, um dos principais fundadores da entidade.
Datas tão importantes para a história da organização da caridade foram muito celebradas pelos vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Formiga.
Em Piumhi, com o objetivo de divulgar a SSVP e o bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam, foi promovido um Tríduo nas três Paróquias da cidade.
Ontem, o Conselho Central de Bom Sucesso também promoveu uma festa que culminou com o encerramento do Tríduo dedicado a Ozanam. Houve Missa e procissão.
Uma manhã maravilhosa de celebrações ainda foi proporcionada aos vicentinos da área do Conselho Central de Lagoa da Prata.
Na área do Conselho Central de Campo Belo, os vicentinos também participaram de Festa Regulamentar. Um dos momentos marcantes foi quando três seminaristas assistidos pelo Caixa Dom Belchior agradeceram ao Conselho Metropolitano pela ajuda financeira que lhes é dada mensalmente.
Ainda na área do Conselho Central de Campo Belo, os 190 anos da SSVP e 210 anos de Ozanam foram comemorados pelos associados em Santana do Jacaré. Na oportunidade também foram celebrados os 120 anos da Conferência Senhora Santana, fundada em 27 de abril de 1903. Houve Missa e um almoço comunitário.
Em Bambuí, área do Conselho Central de Luz, as festividades foram na Matriz de Sant’Ana, com as presenças das Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs).