Maria Cristina dos Anjos*
No Brasil, a caridade tem um dia especial: 19 de julho. Apesar de pouco
conhecida, essa data virou lei em 1966, em plena ditadura militar, pelo então
presidente Humberto Castelo Branco. Para instituições como a Cáritas Brasileira,
um dia especial para a Caridade possibilita a todos/as refletir e resignificar o
sentido e valor da caridade nos dias atuais, bem como sensibilizar a sociedade
para a sua importância.
Na história da humanidade, a caridade sempre se fez presente sendo evidenciada
não apenas pelas igrejas, mas por diferentes grupos, famílias, pessoas que, de
inúmeras formas, se sentiam chamadas à prática do bem. Infelizmente, a caridade
também serviu, ao longo da história, como instrumento de manipulação, de
negação de direitos de pessoas e grupos.
Se buscarmos no dicionário o significado da palavra Caridade, encontraremos:
sentimento ou ação altruísta de ajuda a alguém sem buscar qualquer recompensa.
No cristianismo, o princípio da caridade é o amor ao próximo; no judaísmo a
caridade está relacionada com a justiça. Assim, Caridade é amor, é doação,
é justiça, é sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, da outra. É amor em
Nos anos 90, a Cáritas Brasileira, desafiada pelo XI Congresso Latino Americano
de Caritas em Santo Domingos, Colômbia, fez um amplo diálogo em sua Rede
resultando em um documento intitulado “Mística e metodologia da Caridade
Libertadora”. Na compreensão da instituição era necessário refletir sobre a
caridade, enfocando, sobretudo, o seu aspecto libertador, enquanto exigência de
uma nova evangelização.
Numa releitura de metodologias que orientam a vivência da caridade cristã
(assistencial, promocional, libertadora), foi possível afirmar, a partir desse estudo,
que vivenciar a metodologia da caridade libertadora não significava excluir ou
contrapor às práticas assistenciais ou promocionais. Estas podem e devem ser
parte do processo libertador. A caridade libertadora busca ter em conta a opção
pela causa e prática dos empobrecidos, a compreensão e atuação a partir de uma
leitura crítica da realidade; opta pela ação coletiva; pelo protagonismo e defesa de
direitos das pessoas excluídas.
Hoje, o termo solidariedade é mais utilizado pela sociedade. É percebido como
um conceito mais abrangente, mas, que em sua origem, está a caridade. A
Caridade libertadora é solidária, é comprometida, é transformadora, é exigente.
Exige estarmos comprometidos e comprometidas com ações que garantam o
fortalecimento dos grupos e comunidades, da participação popular, em vistas
da construção de novas sociedades, pautadas num desenvolvimento solidário e
sustentável, que inclui todas as pessoas.
É preciso afirmar que a vivência da solidariedade se torna cada vez mais
desafiadora na sociedade atual. Uma sociedade que privilegia um modelo de
desenvolvimento onde o ter e não o ser está em primeiro lugar. Esse modelo
de sociedade exige de nós a retomada e afirmação de valores, onde o ser e a
vida estejam em primeiro lugar. Onde as novas gerações incorporem nas suas
dinâmicas de vida valores como partilha e solidariedade, evidenciando os mesmos
em suas práticas cotidianas.
Na Rede Cáritas e também em outras inúmeras organizações, a prática da
solidariedade tem sido assumida por inúmeros voluntários que colocam suas vidas
e energias a serviço de pessoas e comunidades, contribuindo na transformação
Nesse sentido, no Dia Nacional da Caridade, abraçamos todas as pessoas que
colocam suas vidas em favor das pessoas empobrecidas. Que o testemunho
de vida dos/as mesmos/as possam nos animar a todos/as a tomar parte nesse
grande mutirão de solidariedade, que nos faz sairmos de nós mesmos e ir ao
encontro do outro/a, colocando o amor em movimento.
*Socióloga, Diretora Executiva Nacional da Cáritas Brasileira.