Domingo passado, 02 de fevereiro, celebramos a festa da Apresentação do Senhor no Templo, também conhecida como festa da Candelária ou de Nossa Senhora da Luz. Na bela celebração que tivemos na missa das 18 horas, na Matriz de são Benedito, comemorou-se também um fato importante para a Paróquia e para a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP): o recebimento da Carta de Agregação da Conferência Santa Rita, uma das Conferências Vicentinas que atuam na paróquia.
Explicando: Conferência é todo grupo de vicentinos que se reúne semanalmente para rezar, atualizar e planejar suas ações de caridade, promoção da dignidade e assistência aos mais necessitados. Cada Conferência é dedicada a um santo. Esta, no caso, é dedicada a Santa Rita. Ela foi fundada por Jacy Alves Grilo, Maria Aparecida Oliveira, Ana Maria Ferreira e mais algumas amigas em 1982. A primeira presidente desta Conferência foi a senhora Jacy Alves Grilo, esposa do senhor Tiloca Grilo.
A Carta de Agregação é um documento oficial emitido pelo Conselho Geral Internacional da Sociedade São Vicente de Paulo, sediada em Paris, França. O documento atesta que a Conferência existe, é reconhecida pela SSVP e é participante das indulgências e bênçãos concedidas pela Igreja aos membros da SSVP.
A Carta de Agregação veio com 42 anos de atraso por causa de um fato curioso. No início, a Conferência se chamava “Menino Jesus”. Quando mudaram de nome para “Santa Rita”, tal mudança não foi mencionada em ata. Como consequência, a conferência com o novo nome “não existia oficialmente”. Todos os presidentes da Conferência tentaram regularizar a situação enviando cartas ao Conselho Internacional, porém, sem sucesso. Então, a senhora Ana Maria dos Reis Ribeiro, que era presidente do Conselho da SSVP em Passos em 2024, ajudou intervindo também junto ao Conselho Geral Internacional explicando o ocorrido. Sanadas as dúvidas, a Carta de Agregação foi emitida e a Conferência Santa Rita passou a ser reconhecida oficialmente.
Este fato não anula todo o bem que a Conferência fez nesses 42 anos sem o reconhecimento oficial. Pelo contrário, pois, “nem um copo d’água dado a um pequenino ficará esquecido”. Hoje, a Conferência Santa Rita conta com 12 membros e atende a 14 famílias necessitadas. Que Deus abençoe a todos os que já passaram pela Conferência Santa Rita e a fortaleça para seguir em frente com sua missão.