Conselho Central de Luz promove encontro da Ecafo

 

No sábado, 28 de fevereiro, foi realizado no Centro Cultural ‘Maestro José Botinha Maciel’, em Luz, o I Encontro da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo), sob a responsabilidade da consócia Lázara Cândida, coordenadora da Ecafo no Conselho Central de Luz. Uma oportunidade para confrades e consócias aprofundarem os conhecimentos na caminhada vicentina.

O encontro teve a participação de vicentinos de Luz, Bambuí e Tiros. Também prestigiaram o evento o confrade Carlos Alberto Campos, presidente do Conselho Metropolitano de Formiga, e Waldivino José de Araújo, segundo coordenador da Ecafo do Metropolitano.

Destaque para a presença marcante da consócia Ada Ferreira, da Conferência Santa Bernadete, de Belo Horizonte, que ministrou uma formação sobre o beato Antonio Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Ada Ferreira definiu Ozanam como um exemplo para todos os vicentinos. Ela é psicóloga e, atualmente, coordena a SSVP na Zona 2 da América do Sul (Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai e Peru); foi presidente do Conselho Nacional da SSVP e trabalha como professora na PUC-Arcos.

A programação contou ainda com a exibição do filme sobre a vida de São Vicente de Paulo. Logo após, o confrade Waldivino fez uma reflexão, enfocando a vida do grande Santo, o ‘Pai dos Pobres’. Ao final, Waldivino conclamou os vicentinos a darem total apoio ao trabalho realizado por Lázara na Ecafo.

Os representantes do Conselho Metropolitano levaram a imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da região I, que engloba os seis Conselhos Metropolitanos da área (Belo Horizonte, Contagem, Montes Claros, Divinópolis, Diamantina e Formiga). A imagem permaneceu durante uma semana no Conselho Central de Luz.

O confrade Antônio Maciel, um dos vicentinos mais atuantes em Luz, levou a relíquia de São Vicente de Paulo.

 

Fábio Henrique Peres