Coordenador da Ecafo explica tema da próxima Romaria Nacional

Este foi o tema escolhido para a 53ª Romaria Nacional dos Vicentinos a Aparecida, nos dias 28 a 30 de março de 2025. Muito salutar esta reflexão, haja vista ser a nossa principal missão: o cuidado com os nossos assistidos.

Ser vicentino perpassa o ato de se levar uma cesta aos necessitados, para isso o serviço de Assistência Social da Prefeitura faz muito bem, além de outros órgãos assistencialistas. O nosso diferencial é que fazemos por amor e chegar na casa do Pobre com os alimentos é apenas uma desculpa que encontramos para visitá-Lo.

Vamos até eles para encontrar Jesus e, sem nenhuma sombra de dúvidas, fazer com que Eles vejam em nós o rosto do próprio Cristo. Neste ponto, certificamo-nos que não apenas vamos vê-Los, mas realizamos aquela saudável visita em que batemos aquele papo gostoso e descobrimos a partir daí as suas verdadeiras necessidades e como podemos fazer para promovê-Los.

Eu tive fome e vocês me deram de comer, tive sede e vocês me deram de beber, fui estrangeiro e vocês me acolheram, necessitei de roupas e vocês me vestiram, estive enfermo e vocês cuidaram de mim, estive preso e vocês me visitaram” (Mt. 26, 35-36).

Visitar o Pobre, mais do que simplesmente vê-Lo, é o grande legado deixado por nós pelo beato Antônio Frederico Ozanam que, por sua vez, aprendeu com o santo dos Pobres, São Vicente de Paulo. Que sejamos verdadeiros vicentinos, carregados de muito amor e dedicação! A nossa salvação depende unicamente de nós e do nosso trabalho pastoral.

 

Confrade Elias Daniel

Coordenador da Ecafo do CMF