O tema de trabalho dos vicentinos para 2017 e 2018 incentiva a colaboração no combate à pobreza
Diz o ditado que a “a união faz a força”. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) também acredita nisto. Quer que os membros estejam cada vez mais unidos pela otimização dos serviços prestados aos Pobres. Tanto que, em 2017 e 2018, os vicentinos vão trabalhar inspirados pelo biênio temático “Contra as pobrezas, agir juntos”.
O país todo vai refletir este tema, que foi escolhido pelo Conselho Nacional do Brasil da SSVP, sob a seguinte justificativa: “‘Contra as pobrezas, agir juntos’, a partir do testemunho de Vicente de Paulo e seus seguidores, convida-nos para sermos ‘Um Evangelho de Vida’ para os Pobres: Evangelho da Indignação, da Misericórdia, da Sensibilidade, da Esperança, da Caridade e o autêntico Evangelho dos Pobres! Este deve ser o Evangelho de cada vicentino, que acredita sempre que Jesus Cristo é colocado tantas vezes em suas mãos para ser atendido em suas necessidades, como o abadonado, o faminto, o doente, o prisioneiro, o solitário, o triste e o indefeso”, explicou em uma carta o padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do CNB.
O responsável pela formação na área do Conselho Metropolitano de Formiga é o confrade Gilmar Sulino de Oliveira, coordenador da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo). Ele pede que todos os vicentinos da região se comprometam e divulguem o tema. “O biênio temático vem reforçar a necessidade de nós, confrades e consócias, trabalharmos em colaboração para enfrentar todas as formas de miséria que assolam as famílias desfavorecidas. Espero que este tema continue sustentando nossa vocação vicentina e possamos sempre agir juntos em favor dos mais necessitados. Valorizando o homem que é ‘imagem e semelhança de Deus’”.
O confrade Gilmar conta que vai orientar os coordenadores de Ecafo da região para que todos vivam e dissemine a espiritualidade que emana do tema “Contra as pobrezas, agir juntos”.