Os vicentinos são conhecidos por cuidar dos Pobres. Mas quem cuida dos vicentinos? Pensando na importância de estar próximo dos confrades e consócios, motivando-os sempre, a Sociedade de São Vicente de Paulo tem o Departamento Missionário. É ele que visita Conferências, auxilia em situação de conflitos e reacende a chama do amor à SSVP entre os associados que estão desanimados. No Conselho Metropolitano de Formiga, o Departamento está sob cuidado da consócia Imaculada Neves. Ela foi empossada recentemente.
Imaculada é vicentina há 13 anos. Participa da Conferência Santo Antônio, na área do Conselho Central de Arcos, onde também é vice-presidente. Na trajetória vicentina, já foi orientadora de Conferência de Crianças e Adolescentes (CCAs), coordenadora de Ecafo e de CCA de Central, além de secretária.
A consócia, que acaba de ser empossada, diz que está em fase de elaboração de projeto xde trabalho. “Estou montando minha equipe e estudando bastante; vou fazer um curso de capacitação e quero visitar todos Centrais do nosso Conselho para ver de perto as necessidades de cada um e onde podemos ajudar”.
CHAMADO
Imaculada recentemente concluiu um tratamento de câncer e foi por causa dos momentos difíceis enfrentados que ela disse ‘Sim’ ao novo encargo no Conselho Metropolitano. “Enquanto fazia o tratamento de quimioterapia e radioterapia, eu sentia que não podia morrer porque, no meu íntimo, eu sentia que ainda tinha uma missão a cumprir. E quando o nosso presidente do CM de Formiga, confrade José Geraldo, convidou-me para assumir o cargo, e ouvi a palavra ‘missionário’, lembrei da Missão, do quanto Deus faz as coisas certas nos momentos certos. Entendi que essa é a minha Missão, e que quero realizar com todo meu amor e gratidão”.
CAMINHAR COM OS VICENTINOS
A nova coordenadora do Departamento Missionário pretende fazer jus à função dada a ela de motivar os vicentinos da área do Conselho Metropolitano. “É preciso motivar os que se afastaram, que estão desanimados, mostrar a eles o quanto são importantes e fazem falta para as Conferências e, principalmente, para os Pobres. Mostrar a eles que se um dia disseram ‘Sim’ à SSVP não é hora de desanimar e, sim, unirmos nossas forças para renovarmos e fortalecermos a nossa querida SSVP”.