O ano era 1990. No dia 3 de maio acontecia a primeira reunião do Conselho Metropolitano de Formiga, que acabava de ser instituído. Era a primeira vez que os vicentinos se reuniam para, de fato, tratarem sobre as questões administrativas.
A reunião foi presidida pelo confrade Antônio Cruz Nascimento, o primeiro presidente do Conselho Metropolitano de Formiga. Já a ata foi redigida pelo confrade Carlos Geraldo de Souza.
Uma das curiosidades é o tempo de duração. Em 40 minutos, todos os assuntos já tinham sido tratados. A reunião começou às 19h e terminou às 19h40.
Foi iniciada com a oração ao Espírito Santo e, em seguida, foi tratado um dos assuntos mais polêmicos do dia. O Conselho Metropolitano de Formiga tinha acabado de receber a correspondência do então Conselho Superior do Brasil (hoje, Conselho Nacional do Brasil), informando que o Conselho Central de Oliveira pedia o desligamento do Metropolitano de Formiga. Na ata não consta a justificativa. A diretoria do CM Formiga não se opôs e concordou pelo desligamento.
JUVENTUDE
Outro assunto tratado foi sobre a VI Mineirada Vicentina, realizada nos dias 20, 21 e 22 de abril. Na ata, não consta o local. Os temas debatidos: “Os jovens vicentinos diante das transformações sociais numa visão cristã”; “Espiritualidade vicentina”; “A comunicação dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo”; “Relação da Sociedade com os demais movimentos jovens, a Sociedade de São Vicente de Paulo”; “Uma sociedade de Espírito Jovem”; “A juventude cristã na atualidade”; “Como deve ser o relacionamento da juventude vicentina em relação aos movimentos da Igreja” e “Os grupos de jovens paroquiais”.
O último assunto comunicado foi a data da reunião seguinte, a ser realizada em 27 de maio, na capela do Asilo São Francisco de Assis, em Formiga.
Outra curiosidade é que a ata embora informe que seria assinada pelo presidente, ela conta com assinaturas.