Ecafo e CJ promovem encontro no Central de Luz

Aconteceu nesse último domingo (04) um encontro de Formação da Escola de Capacitação da Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) na área do Conselho Central de Luz, com o tema “Formação Básica”. O evento foi elaborado em parceria da coordenação da Ecafo do CM de Formiga, do Central de Luz e Comissões de Jovens do CM e do CC.

Estiveram presentes vicentinos e vicentinas de todas as idades. A primeira palestra do dia foi sobre a vida de São Vicente de Paulo, ministrada pelo padre Marcelo Albino que, com muita sabedoria, destacou partes importantes da vida deste santo. Em seguida, aconteceu a apresentação de uma relíquia de São Vicente de Paulo, pelo confrade Antônio Maciel; e todos tiveram a oportunidade de venerar e agradecer pela presença de São Vicente de Paulo no meio vicentino. Logo após, o confrade Arnaldo Lobato, coordenador da Ecafo do CC de Lagoa da Prata, falou sobre a vida e obra de Frederico Ozanam.

A Missa foi celebrada por Dom José Aristeu, Bispo Diocesano, e co-celebrada pelo Padre Marcelo Albino. Em sua Homilia, Dom Aristeu enfatizou a importância da formação para nos preparar melhor para o seguimento do Evangelho. Ressaltou a humildade e o respeito como virtudes essenciais no relacionamento humano. Disse ainda que não podemos desistir de lutar pela justiça e de buscar a Deus nos Pobres. Que temos a responsabilidade de melhorar as condições daqueles que não têm voz e nem vez. Durante a celebração da Missa, contamos com a presençada Banda Ozanam que enriqueceu-nos com as mensagens transmitidas pela música.

A segunda parte do Encontro, após o almoço, deu seguimento com os Temas: A organização da SSVP, O que é e como funciona uma Conferência e a Visita.

Por meio de uma dinâmica idealizada pelo confrade Sebastião Camilo, coordenador da Ecafo do CM, todos puderam compreender e sentir a importância da união fraternal que deve prevalecer entre os diversos escalões da SSVP. Conselhos e Conferências devem se dar as mãos para que o objetivo maior seja alcançado. O confrade Waldevino Araújo, 2º coordenador da Ecafo do CM dissertou sobre o tema das Conferências Vicentinas.

Tendo como motivação uma encenação preparada pela CJ de Luz e pelo coordenador da CJ do CM, confrade Herbert Santos, foi refletido o tema da Visita ao Pobre. Não basta apenas saciar a fome, mas é preciso atacar as causas da pobreza.

O último tema a ser apresentado foi: Como Tornar-se um Vicentino e o Papel do Vicentino no Mundo Atual, conduzido pelo confrade Manoel Dias, de Luz-MG. De forma sincera, alertou-nos para a dimensão do “ser vicentino” e da importância de nossa atuação na sociedade como forma de promover a justiça social.

O Encontro foi encerrado pelo confrade Manoel Mesquita, com a Renovação do Compromisso Vicentino e as orações do regulamento, às 16h.

                Que a semente plantada produza muitos frutos! É o que desejamos!

                

Confrade Sebastião Camilo

Coordenador da Ecafo do CM Formiga