Aconteceu nesse último domingo (04) um encontro de Formação da Escola de Capacitação da Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) na área do Conselho Central de Luz, com o tema “Formação Básica”. O evento foi elaborado em parceria da coordenação da Ecafo do CM de Formiga, do Central de Luz e Comissões de Jovens do CM e do CC.
Estiveram presentes vicentinos e vicentinas de todas as idades. A primeira palestra do dia foi sobre a vida de São Vicente de Paulo, ministrada pelo padre Marcelo Albino que, com muita sabedoria, destacou partes importantes da vida deste santo. Em seguida, aconteceu a apresentação de uma relíquia de São Vicente de Paulo, pelo confrade Antônio Maciel; e todos tiveram a oportunidade de venerar e agradecer pela presença de São Vicente de Paulo no meio vicentino. Logo após, o confrade Arnaldo Lobato, coordenador da Ecafo do CC de Lagoa da Prata, falou sobre a vida e obra de Frederico Ozanam.
A Missa foi celebrada por Dom José Aristeu, Bispo Diocesano, e co-celebrada pelo Padre Marcelo Albino. Em sua Homilia, Dom Aristeu enfatizou a importância da formação para nos preparar melhor para o seguimento do Evangelho. Ressaltou a humildade e o respeito como virtudes essenciais no relacionamento humano. Disse ainda que não podemos desistir de lutar pela justiça e de buscar a Deus nos Pobres. Que temos a responsabilidade de melhorar as condições daqueles que não têm voz e nem vez. Durante a celebração da Missa, contamos com a presençada Banda Ozanam que enriqueceu-nos com as mensagens transmitidas pela música.
A segunda parte do Encontro, após o almoço, deu seguimento com os Temas: A organização da SSVP, O que é e como funciona uma Conferência e a Visita.
Por meio de uma dinâmica idealizada pelo confrade Sebastião Camilo, coordenador da Ecafo do CM, todos puderam compreender e sentir a importância da união fraternal que deve prevalecer entre os diversos escalões da SSVP. Conselhos e Conferências devem se dar as mãos para que o objetivo maior seja alcançado. O confrade Waldevino Araújo, 2º coordenador da Ecafo do CM dissertou sobre o tema das Conferências Vicentinas.
Tendo como motivação uma encenação preparada pela CJ de Luz e pelo coordenador da CJ do CM, confrade Herbert Santos, foi refletido o tema da Visita ao Pobre. Não basta apenas saciar a fome, mas é preciso atacar as causas da pobreza.
O último tema a ser apresentado foi: Como Tornar-se um Vicentino e o Papel do Vicentino no Mundo Atual, conduzido pelo confrade Manoel Dias, de Luz-MG. De forma sincera, alertou-nos para a dimensão do “ser vicentino” e da importância de nossa atuação na sociedade como forma de promover a justiça social.
O Encontro foi encerrado pelo confrade Manoel Mesquita, com a Renovação do Compromisso Vicentino e as orações do regulamento, às 16h.
Que a semente plantada produza muitos frutos! É o que desejamos!
Confrade Sebastião Camilo
Coordenador da Ecafo do CM Formiga