ELEIÇÕES NO CNB: Vicentinos engajados com a parte administrativa e espiritualidade da instituição podem se candidatar às vagas de conselheiros fiscais

Dentro da comunidade vicentina, a sucessão eleitoral do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) virou assunto corriqueiro. Confrades e consócias aguardam o nome do (a) novo (a) presidente, que será divulgado no dia 03 de junho. Tão importante quanto saber quem presidirá a SSVP no país pelos próximos 4 anos, é compreender que, junto com ele (a), também será eleito o Conselho Fiscal, unidade auxiliar indispensável para fiscalizar e orientar a nova diretoria.

A atual presidente do CNB, consócia Emília Fernandes Figueiró Jerônimo, tem aproveitando as reuniões e eventos da instituição para incentivar os vicentinos que não almejam à presidência a se candidatarem a conselheiros fiscais. São três titulares e três suplentes.

Os interessados devem preencher o currículo, que está disponível no site www.ssvpbrasil.org.br, e enviá-lo até hoje (3). O prazo anterior era dia 28 de fevereiro, no entanto, como o número de inscritos a conselheiros fiscais era insuficiente e por causa do recesso de Carnaval, ele foi ampliado.  A entrega do documento deverá ser efetivada mediante correspondência endereçada para a sede do Conselho Nacional do Brasil, na Rua do Riachuelo, 75, centro, CEP 20230-010, Rio de Janeiro (RJ), dirigida à presidente com a observação em destaque “Processo Sucessório”, devendo ser entregue durante o horário de expediente da Secretaria deste conselho, de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h. A remessa via internet para o E-mail – presidencia@ssvpbrasil.org.br poderá ser realizada desde que os documentos originais cheguem à sede.

A coordenação nacional da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) elaborou um documento em que explica sobre a importância e as atribuições dos conselheiros fiscais, dentre elas as de examinar os livros de escrituração e exigir a apresentação de documentos necessários à fiscalização; analisar os livros contábeis, o balanço patrimonial e demonstrativos de superávit ou déficit; e notificar a diretoria a respeito de falhas ou irregularidades que constatar. Para ler o texto, CLIQUE AQUI.

Todos os vicentinos brasileiros são convidados a rezar neste período eleitoral para o êxito das eleições do CNB.