Em sintonia com projeto da Família Vicentina, casa é construída para assistidos pela SSVP de Lagoa da Prata

Em 1643, São Vicente de Paulo recebeu uma herança. Em vez de usar o dinheiro para benefício próprio, construiu 13 casas a moradores em situação de rua. Pouco mais de 400 anos depois, inspirados no ‘patrono de todas as Obras de Caridade’, os membros da Família Vicentina repetirão o mesmo gesto, conforme o projeto ‘13 casas’.

O número é uma simbologia à iniciativa pioneira de São Vicente, no entanto, a expectativa é de que ao menos 10 mil casas sejam construídas em todo o mundo. No Brasil mesmo, a meta é de pelo menos 13 casas em cada uma das sete regiões às quais a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) está dividida.

O projeto ’13 casas’ é uma iniciativa da Família Vicentina, isso significa que todas as instituições criadas por Vicente de Paulo ou inspiradas no ideal de caridade dele, a exemplo da SSVP, devem trabalhar de forma colaborativa.

Na área do Conselho Metropolitano de Formiga, o Conselho Central de Lagoa da Prata – por meio de uma parceria com a Prefeitura local e o grupo Feira do Amor – já conseguiu concluir uma casa. A família assistida se mudou no final de novembro para o novo imóvel.

O presidente do Central, confrade Lindomar Alves, comenta que o êxito do projeto se deu pela forma colaborativa que ele foi desenvolvido. Os vicentinos arcaram com a mão de obra da construção; a Prefeitura doou o projeto e parte dos materiais de construção; e a Feira do Amor ficou responsável pela construção e também pelo restante dos materiais.

A doação da SSVP foi de cerca de R$40 mil, com dinheiro advindo de campanhas e doações.

A família contemplada é formada pela mãe idosa e três filhos que recebem acompanhamento psicológico. Eles são visitados pela Conferência Santa Cecília, no entanto, todas as Conferências de Lagoa da Prata ajudaram no projeto da construção da casa.

O imóvel que eles residiam era feito de adobe e corria o risco de desmoronar.

Agora, a família está em total segurança, e os vicentinos estão muito satisfeitos com o projeto. “Todos ficaram muito felizes e todas as Conferências se envolveram e ajudaram, de forma que o sucesso só ocorreu por ter tido essa união, e também, é claro, por causa da parceria com a Feira do Amor e a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata”, finaliza confrade Lindomar.