Encontro reflete sobre o cuidado com as crianças e adolescentes

Se tratadas com cuidado e carinho, as crianças e adolescentes se manterão encantadas pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), tornando-se bons cristãos, vicentinos e cidadãos. Esta foi a mensagem principal do Encontro de Coordenadores de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s)  do Conselho Metropolitano de Formiga, ocorrido nesse final de semana, na Casa de Cursilho de Formiga. Participaram cerca de 40 confrades e consócias, representando 10 dos 11 Conselhos Centrais da área.

O tema do evento foi ‘Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos, praticando a caridade’. As reflexões estiveram em torno da parábola do Bom Pastor, que cuida de suas ovelhas. Exemplo que, na opinião da consócia Sirlei Ferreira, coordenadora de CCA do Metropolitano de Formiga, deve ser seguido por todos os orientadores e coordenadores. “Somos o Bom Pastor, conduzindo as crianças ao bom caminho que é a SSVP, sem drogas, prostituição e tantas coisas ruins que o mundo só tem a oferecer”.

O confrade Hugo José Januário Martins, da área do Conselho Central de Campo Belo, complementou: “O nosso trabalho requer muito cuidado. Devemos ser cuidadosos e misericordiosos, assim, nosso trabalho junto às CCA’s não será isolado, mas produzirá frutos”.

O evento ainda contou com formações sobre o tema ‘Liderança Vicentina’, conduzida pelo confrade Valdivino Araújo (2º coordenador da Ecafo), ‘Um olhar de Caridade’ (pelo confrade Pablo, da área do Conselho Central de Guaxupé) e houve um bate-papo com o confrade David Alves (coordenador de Jovens da Região I), sobre a entrega de adolescentes para as Conferências adultas, já que a CCA deve ser uma escola de formação e amadurecimento e, depois, os jovens devem seguir a caminhada nas outras Unidades Vicentinas.

O encontro também teve a celebração da Santa Missa, dinâmicas e confraternização entre os participantes.