O confrade Cristian Reis, presidente nacional da SSVP, lançou o seguinte desafio: ter ao menos uma Conferência de Criança e Adolescente (CCA) em cada Conselho Particular (CP) do país. O Conselho Metropolitano de Formiga tem 70 CPs e, em apenas 20, há a presença de CCAs. Por isso, tem-se muito trabalho pela frente para que a meta possa ser alcançada.
O confrade Sérgio Teixeira Borges, coordenador de Conferência de Crianças e Adolescentes do ‘Metropolitano de Formiga’, compactua do mesmo sonho do presidente nacional. “As CCAs representam a renovação da SSVP e a certeza da formação de bons cidadãos para a sociedade. Temos que investir nestas Conferências”.
Segundo Sérgio, ele contará com a ajuda de toda a diretoria do Conselho Metropolitano, bem como dos presidentes de Conselhos Centrais para que tal proposta seja alcançada.
CCA
O serviço vicentino desempenhado pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social não é praticado apenas por adultos. Há crianças e adolescentes também militando em favor da causa. Eles participam de Conferências Mirins, denominadas Conferências de Crianças e Adolescentes. O trabalho é bem similar ao desenvolvido pelas Unidades Vicentinas frequentadas por membros com a maior idade.
O trabalho da CCA é acompanhado por um orientador vicentino e subordinado aos coordenadores de Conselhos, responsáveis por repassarem orientações para que as atividades tenham êxito. Nesse último final de semana, os coordenadores de Conferências de Crianças e Adolescentes dos Conselhos Metropolitanos no Brasil estiveram reunidos em Osasco, região metropolitana de São Paulo, para uma capacitação nacional.
Aconteceu o 11º Encontro de Coordenadores de Conferências de Crianças e Adolescentes, com o tema ‘CCA em missão para servir nossos Mestres e Senhores’, e lema: “Pois aquele que se tornar pequeno e simples como esta criança será como o maior de todos no Reino dos Céus”.