Ficou comum nesta época do ano a publicação de fotos dos moradores dos Lares Vicentinos, segurando lousas, onde estão escritos os pedidos deles de Natal. A campanha, embora seja feita por pessoas que querem o bem dos internos, é uma prática criminosa, porque caracteriza “violação e ofensa à honra” pela exposição das imagens.
O Departamento Nacional de Normatização e Orientação (Denor) publicou uma Circular no dia 29 de novembro, proibindo tal prática dentro dos asilos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
A publicação de fotos dos internos só é permitida quando se há a autorização dos idosos e familiares, e para fins de manutenção das atividades dos Lares.
O confrade José Geraldo Maia Alonso, coordenador do Denor do Conselho Metropolitano de Formiga, adverte que todos os Lares da área devem se esforcem por cumprir a determinação nacional, que preza pela segurança, integridade e respeito aos idosos. “O que percebemos nestas campanhas é que além do uso indevido das imagens, o que os idosos pedem são itens simples, que devem ser comprados com os 30% que são deles por direito”, afirma, referindo-se à parte da aposentadoria que os asilos precisam repassar aos internos. Os outros 70% são usados pelos Lares para a manutenção das atividades.