Com 62 anos e uma trajetória marcada pela devoção, Irmã Vanda Elisa Conde integra sua vida entre o serviço às comunidades como Filha da Caridade e a revitalização da Sociedade de São Vicente de Paulo em Bom Despacho. Uma jornada de amor e compromisso com os mais necessitados
Bom Despacho, MG – Aos 62 anos, Irmã Vanda Elisa Conde é um exemplo notável de dedicação e fé. Natural de Varginha, MG, ela entrou para a Companhia das Filhas da Caridade em 4 de janeiro de 1983, movida pelo desejo de seguir os passos de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac (fundadores da Companhia). A decisão veio após uma profunda identificação com a missão de servir aos Pobres.
A história de Irmã Vanda começou em 1982, quando participou de um Encontro Vocacional, sendo acompanhada pelas irmãs. O caminho a levou ao Postulado e, finalmente, ao Seminário, onde foi admitida como Filha da Caridade. Desde então, ela tem dedicado sua vida ao serviço dos mais necessitados, atuando em lares de idosos e hospitais, e atualmente em Bom Despacho, na área do CM Formiga. Lá, ela e suas colegas são responsáveis pela formação de jovens postulantes e participam ativamente da vida paroquial, oferecendo suporte às Pastorais, Movimentos e serviços Paroquiais, além de realizarem visitas domiciliares.
“O que me motiva a estar na Conferência é a caridade vivenciada por cada confrade e consócia, o zelo e carinho para com os mais Pobres. Os vicentinos fazem tudo o que podem pelos assistidos” – Irmã Vanda Elisa
Apesar de seu compromisso com a Companhia, Irmã Vanda nunca se afastou completamente da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Desde 1977, quando foi convidada por uma colega a se juntar à SSVP, ela tem sido uma participante ativa, embora sua atuação tenha sido intermitente devido às suas responsabilidades com as Filhas da Caridade. Durante a pandemia de COVID-19, quando Conferências em Bom Despacho estavam inativas, Irmã Vanda trabalhou muito pela reativação das Unidades Vicentinas e começou a participar da Conferência Nossa Senhora das Vitórias, destacando-se pelo seu entusiasmo em revitalizar a presença vicentina na comunidade.
A motivação de Irmã Vanda para estar na Conferência vem da vivência da caridade entre os confrades e consócias, que demonstram um profundo zelo e carinho pelos mais pobres. Ela valoriza a dedicação e o esforço coletivo em favor dos assistidos, e encontra apoio em ambos os grupos aos quais pertence.
A conciliação entre as atividades das Filhas da Caridade e da SSVP é facilitada pela compreensão mútua e pelo planejamento cuidadoso. Irm Vanda organiza suas datas para atender às necessidades de ambos os compromissos, contando com o suporte das irmãs e a colaboração dos confrades e consócias da SSVP.
A história de Ir. Vanda Elisa Conde é um testemunho inspirador de como a paixão pelo serviço pode ser harmoniosamente combinada com diferentes vocações, evidenciando a força e a beleza do compromisso com a caridade e a solidariedade.