Vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Formiga se uniram a confrades e consócias de todo o Brasil, nesse final de semana, em uma festa de tradição, renovação e compromisso com os Pobres, promovida na cidade de Aparecida (SP).
A 51ª Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida rememorou o importante papel da ‘Virgem Maria’, considerada por muitos estudiosos da história vicentina como a primeira associada. “Nós repetimos o mesmo gesto de Maria, que saiu para visitar a prima Isabel. Ela nos motiva, por meio da oração e da ação, a sermos luz a quem precisa”, explicou a consócia Emília Jerônimo, principal formadora da Festa Regulamentar, na manhã de ontem (7), no Centro de Eventos ‘Padre Vítor Coelho de Almeida”.
Além de acompanharem as atividades da Romaria, os vicentinos da área do CM Formiga tiveram papel de destaque. A Banda Ozanam, da área do Conselho Central de Arcos, animou a festividade, tocando músicas autorais e consagradas que evocam ao Carisma Vicentino.
VOCAÇÃO
A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida pelos membros da SSVP é anual. Nos dias da festividade, aconteceram: Terço no Caminho do Rosário, Via-sacra ao Morro do Cruzeiro, Show de Talentos, Festival, e tão esperada Festa Regulamentar, ocasião em que os associados renovam o compromisso de serviço aos Pobres. O presidente nacional da SSVP, confrade Márcio José, Explica este momento tão importante. “Qual a razão de estarmos aqui em penitência, oração, comemoração? Fortalecer e animar para que sejamos mais e melhores visitadores dos Pobres. A Romaria reúne vicentinos de todo o país para, juntos, apresentarem os pedidos pessoais, comunitários e vicentinos. O nosso pedido é de que Maria renove o nosso compromisso vocacional com os Pores”.
A Festa Regulamentar foi encerrada com a Santa Missa, celebrada pelo padre Emanoel Bedê. Na homilia, ele explicou o diferencial do trabalho da SSVP. “O vicentino tem uma identidade própria. Somos colaboradores vocacionados, chamados as viver o evangelho. Trabalhamos pelos Pobres guiados pela fé e espiritualidade. Se não tivéssemos espiritualidade, seríamos uma ONG no lugar da SSVP”.
Ainda em Aparecida (SP), concomitante com as atividades da Romaria, aconteceu o III Encontro Territorial da SSVP, com a participação de 11 países da América do Sul. O CM Formiga esteve representado pelo vice-presidente Moisés Luiz de Oliveira.