Nos passos de quem ama e acolhe...

Pensando na palavra passo/passos, vemos que além de significar movimento, andadura, pegada, maneira de caminhar, etapa, trecho, passagem, iniciativa, é também cada uma das fases que caracterizam a paixão de Jesus CristoPassos da paixão.  Senhor Bom Jesus dos Passos!

       Nossa paróquia tem buscado  viver a Fé, a Esperança e o Amor, desejo traduzido no nosso hino: “Eu creio na vida, eu creio em Deus... Espero andando no mundo de Deus... Amando a todos por causa de Deus...”, mas, muitas vezes, damos passos atropelados, que levam a uma realidade que não acolhe, mas dispersa. Então, como caminhar?

      Precisamos ser uma Igreja bonita, não apenas como templo maravilhoso que é, mas como povo. Uma Igreja bonita com o nosso jeito de ser e fazer, estando juntos para somar, dando passos para amar e acolher. “Senhor Bom Jesus dos Passos, nos teus passos vou caminhar...”.

      O que é amar? O amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto  entre seres que possuem a capacidade de demonstrá-lo. Não é fácil definir o amor. Amar é dar a vida (1Jo, 3,16), como Jesus. Poda-se uma planta para dar-lhe mais força e vigor, mas dói. Amar supõe fazer morrer algo que muito nos atinge – autossuficiência, ressentimento, indiferença, fechamento... E isso dói. Só olhando para  Jesus conseguimos reverter nossos sentimentos negativos em atitudes de amor – união, perdão, paciência, aceitação... Só Jesus cura, acalma, unifica.

     E quem ama, acolhe. Não somos melhores que ninguém. Todos têm o seu lado bom. Preconceitos e falsas imagens são muralhas a serem derrubadas. O respeito é fundamental para acolher as diferenças e construirmos uma comunidade melhor, a partir de nós mesmos, de nossas famílias, onde tudo começa, o primeiro templo do amor e da fé.

    Nossos passos têm sido de quem ama e acolhe? Se ainda não, o que podemos fazer? Nossa paróquia quer definir o seu rosto e a sua missão: passos de quem ama e acolhe. Busquemos configurar nossos passos nos passos de Jesus. Sejamos cristãos comprometidos. Homens  e mulheres melhores.

 

Padre Sandro Henrique Almeida dos Santos