Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Todas as vezes que vemos o nome ‘São Vicente de Paulo’ atribuído a uma instituição de idosos ou crianças, ou ainda na fachada de um estabelecimento, mesmo sem a certeza de que aquela propriedade pertence à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), os nossos corações se enchem de fé, esperança e a certeza de que ali há o sentimento de compaixão ao próximo. Ora, se o ‘patrono da caridade’ foi escolhido para denominar o espaço, é porque as pessoas que o escolheram conheciam o seu amor à humanidade, em especial, dedicando-se a cuidar daqueles que viviam às margens da sociedade.
O legado de São Vicente (1581-1660) ultrapassa o tempo, perpetua-se na história e continua inspirando homens e mulheres de boa fé na prática da caridade e na luta em defesa da promoção social.
Neste 27 de setembro, quando celebramos os 362 anos da morte de Vicente, eu tenho um pedido especial aos confrades e consócias que integram o nosso querido Conselho Metropolitano de Formiga: CONTINUEM SERVINDO AOS POBRES! Esta é melhor forma de comemorar este dia especial e de honrar a memória de nosso querido patrono.
Parafraseando São João Paulo II (1920-2005), que sabiamente definiu Vicente de Paulo, que sejamos homens e mulheres de ação e de oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homens e mulheres de ontem e de hoje, verdadeiros apóstolos da caridade.
Que a graça de Deus inunde sua vida e que São Vicente esteja sempre a interceder por você e sua família!
Confrade José Geraldo Maia Alonso
Presidente do Conselho Metropolitano de Formiga