Instituição foi criada em 23 de abril de 1833 por Antonio Frederico Ozanam e amigos, que traduziram a fé em ação. Hoje, são mais de 800 mil membros espalhados pelo mundo todo
Abril é um mês de festa para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). No dia 23 de abril de 1813, nascia Antonio Frederico Ozanam. Vinte anos depois, também em um dia 23 de abril, Ozanam e amigos fundavam a SSVP.
De lá para cá, a instituição cresceu, expandiu-se em território mundial e se tornou uma das maiores entidades de assistência e promoção social da história.
Atualmente, são 800 membros, que participam de 48 mil Conferências, em 153 territórios nacionais, ajudando 30 milhões de pessoas por ano.
O Brasil é o país com o maior número de vicentinos, com cerca de 150 mil membros. Deste montante, 4963 – entre proclamados e aspirantes – estão na área do Conselho Metropolitano de Formiga.
São homens e mulheres que se unem em Conferências e, pela amizade fraterna, dedicam-se à assistência e promoção das famílias em situação de vulnerabilidade. A consócia Maria Raquel Cardoso está entre eles. Ela é membro da Conferência Santo Antônio de Pádua, do Conselho Particular Antônio Frederico Ozanam, e Conselho Central de Bom Sucesso. Atua na SSVP há mais de 30 anos, onde serve com muita alegria os Pobres. “É na SSVP onde sinto a presença de Deus, a força Dele nos mais vulneráveis. A instituição é uma continuação do legado de Frederico Ozanam e de São Vicente de Paulo também”.
Ela acredita que os 191 anos da entidade precisam ser muito comemorados para que a data “não caia no esquecimento; para lembrar aos vicentinos a nossa missão, o nosso trabalho; fortalecer e fazer crescer ainda mais a intenção e o desejo de Frederico Ozanam em formar uma rede universal de caridade”, complementa.
Em Santo Antônio do Monte, na Conferência Nossa Senhora da Piedade, o confrade Alexandre Ivo dos Santos disse que se encontrou com Deus por meio do trabalho com o irmão mais necessitado. “A SSVP é uma entidade que sobrevive há tanto tempo realizando um trabalho extremamente significativo em prol do menos favorecidos. É, com certeza, abençoada por Deus!”.
Há 15 anos, o confrade Firmino Faria dos Santos ingressou na ‘Sociedade’, por meio da Conferência São Francisco de Assis, de Bom Sucesso. Ele diz que se encontrou no trabalho vicentino porque consegue praticar a caridade e contribuir com a SSVP, que é uma instituição de extrema importância para a sociedade.