Todas as Unidades Vicentinas do Brasil renovam Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Desde o último sábado, dia 1º de junho, as Unidades Vicentinas de todo o Brasil iniciam um importante ato de devoção: a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, conforme estipulado pela Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Este ritual, que teve origem na França no ano de 1872, mantém-se vivo e relevante até os dias atuais, sendo realizado sempre na primeira reunião de Conferências, Conselhos e Obras Unidades do mês de junho.

Este ato de devoção, que atravessa séculos, é uma demonstração da fé e comprometimento dos membros da SSVP com os ensinamentos e valores cristãos. Anualmente, a Consagração é renovada pelos confrades e consócias, reafirmando assim o laço espiritual com o Sagrado Coração de Jesus.

A íntegra da oração está disponível nas páginas 187 e 188 da Regra da SSVP, sendo também divulgada ao final desta matéria para acesso e contemplação de todos os fiéis.

Diante dos desafios e incertezas que permeiam nossa sociedade, a renovação desta Consagração assume um significado ainda mais profundo, representando a busca por orientação divina e fortalecimento espiritual para enfrentar as adversidades com fé e esperança.

Que este momento de consagração seja uma oportunidade para fortalecer os laços fraternos entre os membros da SSVP e inspirar ações de solidariedade e amor ao próximo, em conformidade com os princípios e valores cristãos que norteiam a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo.

Que o Sagrado Coração de Jesus, fonte de amor e misericórdia, guie e proteja cada passo da jornada da SSVP e de todos os que se unem em oração e serviço aos mais necessitados.

 

Clementíssimo Jesus, que, por misericordioso desígnio, vos dignastes abrir o vosso dulcíssimo Coração aos homens, para os salvardes e enriquecerdes com inefáveis tesouros de amor que encerra. 

A Vossos pés vêm hoje os membros das Conferências de São Vicente de Paulo consagrar-se inteiramente a esse divino e amantíssimo Coração. 

Reconhecemos que este oceano infinito de Caridade é a origem e fonte de todas as graças e de todos os benefícios que a nossa Sociedade tem operado no mundo.

E, querendo agora que tudo volte ao seu princípio, nós vos consagramos, com pleníssima e irrevogável doação, as nossas pessoas com todas as faculdades e com todas as operações de sua atividade. Não só reconhecemos, acatamos e adoramos o vosso supremo domínio e os inauferíveis direitos que tendes sobre os indivíduos e as nações, mas queremos viver para dilatar na terra o vosso reinado de caridade, união e paz. 

Por isso, vos consagramos também as nossas famílias com todos os seus membros, os nossos trabalhos, obras, bens e empreendimentos. Reinai em nossos corações com a vossa graça, em nossas famílias com a vossa paz e amor, e no seio da sociedade com a vossa autoridade soberana e com a observância plena dos vossos mandamentos. 

Nós vos consagramos, de modo especial, os Pobres que visitamos e constituem, para nós, outra família adotiva que vós nos doastes. Abençoai-os, Senhor, dando-lhes resignação, fé, confiança e amor nos sofrimentos; e abençoai-nos, concedendo-nos entranhas de fraterna caridade para com eles. 

Para cumprir a vossa lei e imitar o vosso exemplo, não só procuraremos amá-los como a nós mesmos, mas veremos sempre neles, com os olhos da fé, a vossa adorável Pessoa, pois, num excesso de misericórdia, tomais como feito a vós quanto por eles fizermos. 

Dedicamos e consagramos à vossa Pessoa Divina e ao vosso Sacratíssimo Coração a Sociedade de São Vicente de Paulo, com todos os seus Conselhos, todas as Conferências e todas as Obras Assistenciais.  

Dignai-vos, dulcíssimo Jesus, aceitar benigno esta nossa oblação e resolução e recebei-nos dentro do vosso amantíssimo e divino Coração, que será sempre a nossa perpétua morada, a fim de que, vivendo sempre em perfeita união convosco na terra, mereçamos, na hora do passamento, ouvir de vossos lábios divinos: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo”. Amém.