Olá “ECAFEIROS”,
Louvado Seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!
Como é do conhecimento de todos, cabe aos ECAFEIROS a formação em todos os sentidos! Para isso, convém sempre se atentar às leituras espirituais vicentinas. Estude de maneira ostensiva a Regra da SSVP (Edição 2023) para poder responder tudo o que for solicitado. É claro que não somos gênios e muito menos advogados para saber de cor todos os artigos, mas convém procurar sempre entender e, caso precisar de ajuda, recorrer.
Outra salutar recomendação é para manter sempre a espiritualidade. Participe, conforme os preceitos da Igreja, da Santa Missa. Reze o seu terço frequentemente e faça o possível de sempre ser exemplo, imagine você repassando ensinamentos e praticando tudo ao contrário?
Temos um nome a honrar! A Sociedade de São Vicente de Paulo não nasceu de uma experiência curiosa de uns alunos franceses, mas foi por uma providência divina para ajudar a cuidar dos Pobres. O nosso trabalho contribui para manter acesa essa chama que não pode se apagar.
Continuemos firmes e fortes com nossas atividades, precisando de uma orientação, material ou qualquer outra coisa, entre em contato com a gente. Sabemos também que o tempo não espera ninguém e que ele está voando, assim, recomendo a todos que já organizem os seus calendários para 2024, entre em contato com o seu Conselho Particular ou Central e veja o que pode ser feito, e me envie para montarmos também o do Metropolitano.
Lembrem-se de trabalharem os módulos, mesmo que de maneira adaptada. Uma solicitação para ontem do Conselho Nacional seria a formação para funcionários das Unidades: veja aí como poderá proceder estas capacitações. Já montamos o material para este fim, temos desde slides até apostila bem adaptada à realidade de quem trabalha para nós.
Sei também da dificuldade de todos de efetuarem os módulos da ECAFO como em uma escola, pelo menos organizem-se para que possamos fazer encontros, incentivem sempre seus vicentinos a se manterem firmes. Recomendo também um grande incentivo à participação de jovens e crianças, esta é uma grande preocupação do CNB, afinal de contas, não poderemos contar com os mais velhos lá no futuro, precisamos fazer essas sementes crescerem, germinarem e vigorarem.
Conforme dito por São Paulo em suas cartas, também o confrade Carlos Henrique David Kaique) no livro temático deste ano, e por que não dizer, pelo próprio Jesus, a nossa salvação dependerá muito do nosso trabalho caritativo. A fé e obras são fundamentais para garantirem esta máxima. Além de praticarmos com veemência o nosso vicentinismo, vamos mostrar aos demais esta necessidade.
Quanto à gastos no trabalho da ECAFO, recomendamos moderação, mas os presidentes estão atentos a este tipo de investimento. Peçam-lhes sempre que liberem verbas para montagem de material, promoção de encontros, participação em eventos vicentinos e por aí vai... O presidente do Conselho Central sabe que se não tiver como arcar, eles precisam correr atrás de ajuda, como do Conselho Metropolitano, Nacional etc., mas as formações não podem parar. Faz-se necessária também a formação de diretorias para os novos membros empossados por intermédio de eleições, isso serve para Conferências e Conselhos.
Notem que o trabalho é bastante! Mas de resultados gratificantes! Se empenhem bastante para que possamos ter sucesso sempre! Fiquem todos com Deus!
Confrade Elias Daniel de Oliveira (coordenador da ECAFO do Conselho Metropolitano de Formiga)