Este é o retrato da mulher que caminhou com Frederico Ozanam e o acompanhou até depois de sua morte
“Meu coração é grande o suficiente para amar muito”. Esta citação de Amélie Ozanam, de solteira Soulacroix, poderia representar sua vida, que é relatada neste livro escrito em colaboração com Matthieu Brejon de Lavergnée, historiador e coordenador da obra, Magdeleine Houssay, descendente de Frederico e Amélie, Padre Leonard de Corbiac, editor da correspondência entre Amélie e Frederico, e Francisco Javier Chento, editor da obra de Frederico Ozanam em espanhol.
Amélie é apresentada na obra como uma mulher cheia de vida, alegre, criativa e encantadora, que se casou aos 20 anos de idade com Frederico Ozanam, o principal fundador de nossa amada Sociedade de São Vicente de Paulo.
Amélie, com seu amor terno e reconfortante, seu cuidado com o próximo, sua fé profunda e generosa, seu interesse nos assuntos políticos, sociais e religiosos atuais de seu tempo tiveram uma profunda influência no caráter e no pensamento de seu marido, ao qual ela permaneceu fiel até depois de sua morte.
Esta biografia detalhada é acompanhada por uma seleção das cartas de Amélie, muitas delas inéditas, que nos permitem descobrir uma mulher que expressou seus pensamentos, as alegrias e tristezas de sua vida diária com simplicidade e franqueza.
Em 14 de agosto de 2020, no 200º aniversário do nascimento de Amélie Ozanam, e em reconhecimento à sua figura e à importância da mulher em nossa Sociedade, o Conselho Geral Internacional proclamou que esta data seria doravante celebrada como o Dia Internacional das Consócias da SSVP.
O livro está atualmente disponível em francês e inglês.