A consócia Tatiane de Sousa Vivas (28) e mais cerca de 60 vicentinos participaram nesse fim de semana do Encontro de Conferências de Crianças e Adolescentes do Conselho Metropolitano de Formiga, promovido na Casa de Cursilho, em Formiga. Uma oportunidade importante de formação, segundo a vicentina. “Foi um encontro muito bom, em que os participantes se interagiram. Aprendi muito e volto para a minha cidade motivada e me tornar uma orientadora”, afirma ela, que é membro da Conferência São Cristóvão, na área do Conselho Central de Campo Belo.
Sérgio e Ana Sarah
O depoimento de Tatiane mostra que o objetivo do evento foi cumprido. Quando os confrades Sérgio Teixeira Borges e Ana Sarah Vilela propuseram o encontro, eles tinham como principal meta capacitar os vicentinos, para que eles pudessem animar os trabalhos com as crianças e adolescentes vicentinos.
Foram três dias de atividades. O primeiro ocorreu na sexta (20), quando houve a recepção, jantar e a exibição de um filme. As principais formações ocorreram no sábado, sob os temas: ‘Trabalhar com as crianças é ter o mundo nas mãos: cativar, cuidar e encaminhar. Agindo juntos, lançamos as sementes do amanhã’, ‘Esclarecimento sobre a Regra e regimento das Conferências de Crianças e Adolescentes’ e ‘Como conduzir as Conferências de forma dinâmica e como trabalhar com as crianças e os pais’. Já no domingo, houve uma Missa e a conclusão das atividades.
O confrade Elias Daniel, um dos palestrantes, também enalteceu a importância da formação para os trabalhos com os vicentinos mirins. “Faz-se necessário o trabalho com as crianças e os adolescentes, porque os adultos estão envelhecendo, e as crianças e adolescentes vão dar continuidade às ações da SSVP”.
Consócia Tatiane