Existe na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) um grupo de associados que, além de servir aos Pobres, se dedica a contribuir na formação de outros confrades e consócias. Eles são os membros da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo), também popularmente conhecidos como ‘ecafeiros’. Atuam como ‘professores’, ensinando os membros como trabalharem dentro da espiritualidade vicentina, visando sempre a Mudança Sistêmica (promoção social das famílias assistidas).
Além de ler muito, os ‘ecafeiros’ precisam sempre se atualizar sobre os conteúdos vicentinos, para que eles possam compartilhar conteúdos recentes e importantes para a SSVP. E o Conselho Metropolitano de Formiga investe muito na Ecafo, porque reconhece a importância do conhecimento como forma de otimizar resultados.
Nesse final de semana, os membros da Ecafo do CM passaram por uma capacitação, organizada pelo confrade Arnaldo Lobato (coordenador da ‘Escola’ do Metropolitano). Sob o tema ‘Missão significa uma incumbência que alguém deve executar a pedido de outrem’, os participantes acompanharam formações sobre Obras Unidas, Regra e espiritualidade vicentina.
O evento aconteceu na Casa de Cursilho, em Formiga, com a participação de representantes da Ecafo dos Centrais vinculados ao CM Formiga e do assessor Espiritual do Metropolitano, padre Heron Beirigo.